Baterias de partida fracas ou descarregadas são uma causa comum das falhas do sistema de energia standby. Mesmo quando ficava totalmente carregada e mantida, as baterias de partida de composição chumbo-ácido estão sujeitas a deterioração ao longo do tempo e devem ser substituídas aproximadamente entre 24 e 36 meses - ou quando não mais manter a carga adequada. AS baterias NiCad de partida exigem menos manutenção do que o chumbo-ácido e muitas vezes são usados ​​em aplicações de missão crítica. No entanto, elas também estão sujeitas a deterioração e necessitam ser regularmente testadas sob carga. Consulte a tabela de manutenção para o intervalo de inspeção recomendado para as baterias de chumbo-ácido e do sistema de carga.

  • Teste de baterias : Verificar apenas a tensão de saída das baterias não é indicativo de sua capacidade de fornecer potência de partida adequada. Como o desgaste da bateria, sua resistência interna ao fluxo de corrente sobe, assim, para encontrar uma medida precisa da tensão terminal, o teste deve ser feito sob carga. Em alguns geradores, este teste diagnóstico é realizado automaticamente cada vez que o gerador é iniciado. Em outros grupos geradores, use um testador de carga da bateria manual para verificar a condição de cada bateria de partida.

  • Limpeza das baterias : Manter as baterias limpas, utilizando um pano úmido, sempre que aparece sujeira excessiva. Se a corrosão está presente em torno dos terminais, remova os cabos da bateria e lave os terminais com uma solução de bicarbonato de sódio e água (¼ lb bicarbonato de sódio a 1 litro de água). Tenha cuidado para evitar que a solução de entre nas células da bateria, e lave as baterias com água limpa quando terminar. Depois de substituir a conexões, revestir os terminais com uma leve aplicação de vaselina.

  • Verificação de gravidade específica: Em baterias de chumbo-ácido de célula aberta, use um hidrômetro da bateria para verificar a gravidade específica do eletrólito em cada célula da bateria. A bateria completamente carregada tem uma gravidade específica de 1.260. Carregue a bateria se a leitura densidade está abaixo de 1.215.

  • Verificar o nível do eletrólito: Em baterias de chumbo-ácido de célula aberta, verifique o nível do eletrólito, pelo menos, a cada 200 horas de operação. Se baixo, encher as células da bateria para a parte inferior do bocal de enchimento com água destilada.