O diesel está sujeito a contaminação e deterioração ao longo do tempo, e uma das razões para o exercício regular do grupo gerador é usar o combustível armazenado antes que ele se degrade. Em adição a outros serviços do sistema de combustível recomendado pelo fabricante do motor, os filtros de combustível deve ser drenado no intervalo indicado na tabela de manutenção.

O vapor de água condensado e acumulado no tanque de combustível também deve ser periodicamente drenado do reservatório, juntamente com quaisquer sedimentos presentes. O crescimento bacteriano em combustível diesel pode ser um problema em climas quentes. Consulte o fabricante do grupo gerador ou revendedor para recomendações sobre o tratamento de combustível armazenado com um biocida. Pode ser necessário realizar testes regulares e polimento de combustível se o combustível não for utilizado e reabastecido de três a seis meses.

A tubulação resfriador do ar de carga e mangueiras devem ser inspecionados regularmente, verificando se há vazamentos, buracos, rachaduras ou conexões soltas. Aperte as braçadeiras das mangueiras, se necessário. Além disso, verifique se o refrigerador do ar de carga possui sujeira e detritos que possam estar bloqueando as barbatanas. Verifique se há rachaduras, buracos ou outros danos.

Os componentes de entrada de ar do motor devem ser verificados no intervalo indicado na tabela de manutenção. A freqüência de limpeza ou substituição dos elementos filtrantes do filtro de ar é determinada principalmente pelas condições em que o grupo gerador opera. Purificadores de ar normalmente contêm um elemento filtrante de cartucho de papel que podem ser limpos e reutilizados se não estiver danificado.