Grupos geradores em standby contínua devem ser capazes de ir de um arranque a frio para estar totalmente operacionais em questão de segundos. Isso pode impor uma pesada carga às peças do motor. No entanto, o exercício regular mantém as peças de motor lubrificadas, impede a oxidação de contatos elétricos, utiliza-se do combustível antes dele se deteriorar, e, em geral, ajuda a fornecer uma partida confiável do motor.

Exercite o grupo gerador pelo menos uma vez por mês, por um período mínimo de 30 min. carregado, para não menos de um terço do valor indicado pelo fabricante. Os períodos de operação sem carga devem ser mantidos a um mínimo, porque o combustível não queimado tende a acumular-se no sistema de escape. Sempre que possível, teste o sistema com cargas reais de utilização, a fim de exercitar as chaves de transferência automática e verificar o desempenho sob condições do mundo real.

Se a conexão com a carga normal não é conveniente para efeitos de teste, o melhor desempenho do motor e longevidade serão obtidos ligando-o a um banco de carga de pelo menos um terço do valor indicado pelo fabricante. Certifique-se de posicionar o controle do gerador para o automático na conclusão de qualquer manutenção ou teste.